Controlo na Informação mesmo quando eliminada
Passou a ser possível, na Gama PHC Enterprise CS e a partir da versão 2011, registar os registos alterados ou apagados por um determinado utilizador. Em todos os ecrãs que tenham associado uma tabela, aparecerá no menu "Opções Diversas", a opção "Log de registos (Apagados/Alterados)".
Ao escolher esta opção surgirá um ecrã de "Análises de Log de registos" que permite filtrar os dados em relação aos registos existentes no "log", podendo seleccionar qual o utilizador, colocar a data inicial e final dos registos que pretende consultar.
Assim, ao avançar será mostrado uma listagem com os campos Data, Hora, Descrição, Tipo, Origem, Registo, e Utilizador, sendo que o registo será constituído pelos campos da tabela e seus dados.
Para utilizar esta funcionalidade, foi criado um novo parâmetro, "Grava registo no log (Alterar/Apagar)", que quando activo indica que se pretende registar os registos alterados ou apagados por um determinado utilizador e apenas o Administrador de Sistema pode consultá-los no próprio ecrã.
Desta forma, é possível identificar quando e por quem é que determinado registo foi apagado ou alterado, bastando para isso activar o respectivo parâmetro. Relembro que esta funcionalidade apenas se encontra disponível para a Gama PHC Enterprise CS e a partir da versão 2011.
Contamos que lhe seja útil esta informação.
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